Rússia, China, Irã e Coreia do Norte formam frente unida contra EUA e Ocidente

TimeCras
Roberto Farias
0

Comandante do EUCOM e SACEUR, General Alexus Grynkewich, faz declaração contundente em conferência na Suécia: eixo autoritário avança em cooperação militar, econômica e tecnológica

Em alerta máximo à comunidade internacional, o General Alexus G. Grynkewich, Comandante do Comando Europeu dos Estados Unidos (EUCOM) e Supremo Comandante Aliado da NATO na Europa (SACEUR), declarou neste sábado (11/01/2026), durante a conferência de segurança Folk och Försvar, em Salen, na Suécia, que Rússia, China, Irã e Coreia do Norte estão intensificando sua cooperação estratégica de forma coordenada e cada vez mais alinhada contra os Estados Unidos e o Ocidente.

“Quando observo a situação ao redor do mundo, vejo que Rússia, China, Irã, Coreia do Norte e outros países estão aumentando sua interação e colaboração, pois seus interesses convergem em se opor a nós”, afirmou o general.

Exemplos da cooperação do chamado “eixo CRINK” (China-Russia-Iran-North Korea)

  • Guerra da Ucrânia: China financia a economia de guerra russa; Irã fornece armas e tecnologias avançadas (drones e mísseis); tropas norte-coreanas combatem ao lado de Moscou na fronteira ucraniana.
  • Ártico: Navios russos e chineses realizam patrulhas conjuntas com frequência crescente; quebra-gelos chineses executam operações classificadas como militares, incluindo levantamentos batimétricos para contrapor capacidades da NATO.
  • Ameaças híbridas: Violações de espaço aéreo, interferência em GPS e operações de “frota sombra” no Mar Báltico ameaçam infraestruturas críticas europeias.

Impacto estratégico

A declaração do alto comandante da NATO reforça a percepção crescente em 2026 de que o mundo enfrenta um bloco autoritário cada vez mais interconectado, capaz de desafiar a ordem de segurança ocidental em múltiplos teatros simultaneamente.

Enquanto o Presidente Donald Trump busca uma resolução pacífica para o conflito na Ucrânia, segundo Grynkewich, os aliados de Moscou continuam a sustentar a máquina de guerra russa.

A fala, amplamente repercutida em veículos internacionais e em vídeos oficiais da NATO, sinaliza a necessidade urgente de maior preparação e unidade por parte da Aliança Atlântica diante de ameaças multifacetadas.


Postar um comentário

0 Comentários

Não deixe de comentar !

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade Confira
Ok, Go it!