O Brasil deu um passo estratégico rumo à reindustrialização de alta tecnologia ao firmar, em 2 de julho de 2025, uma carta de intenções com a França para a produção do helicóptero Airbus H145 na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG). O projeto prevê investimento de R$ 1 bilhão e a fabricação de até 200 unidades da aeronave nos próximos 15 anos.
A Helibras, controlada pela Airbus, é a única fabricante de helicópteros do Hemisfério Sul e já entregou mais de 850 aeronaves no Brasil. Com o novo acordo, a planta mineira será transformada em um centro de referência para exportação do H145, com foco em países da América Latina e lusófonos.
ultimissão de última geração, com valor estimado em US$ 15 milhões por unidade, e se destaca por:
- Rotor de cauda Fenestron, que reduz ruído e aumenta a segurança
- Sistema de aviônicos Helionix, que facilita a pilotagem e melhora a consciência situacional
- Capacidade para missões civis e militares: transporte aeromédico, patrulhamento, resgates, apoio tático, operações offshore e mais
O acordo foi assinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro francês Laurent Saint-Martin, reforçando a parceria tecnológica entre Brasil e França. A iniciativa está alinhada ao programa Nova Indústria Brasil (NIB), que visa modernizar o parque industrial e gerar empregos qualificados.
Além da produção, o projeto prevê:
- Transferência de tecnologia
- Capacitação de mão de obra local
- Integração de fornecedores regionais
- Aumento das exportações de alto valor agregado
Não deixe de comentar !!!!!!