Na manhã de 1º de setembro de 2011, o Corpo de Bombeiros localizou os destroços de um helicóptero Robinson 44, prefixo PP-CLE, que desapareceu na terça-feira, 30 de agosto, após decolar de Campinas (SP) com destino a Angra dos Reis (RJ). A aeronave caiu em uma área de mata densa em Maresias, litoral norte de São Paulo. O capitão Danilo de Oliveira Godoy, do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, confirmou a presença de três corpos carbonizados no local. “Encontramos a aeronave e confirmamos os três corpos carbonizados”, informou por volta das 12h15, enquanto seguia para o local com equipes da Polícia Civil e peritos.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o helicóptero partiu às 8h de terça-feira do Campo dos Amarais, em Campinas, com uma parada prevista no Guarujá antes de seguir para Angra dos Reis. O último contato com a torre ocorreu entre 10h e 10h15, quando sobrevoava Mauá, no ABC Paulista. O piloto, André Bicego Martins, empresário do setor automotivo em Campinas, era o proprietário da aeronave e estava acompanhado por duas outras pessoas, cujas identidades não foram oficialmente divulgadas à época.
As buscas, que contaram com apoio da FAB, Polícia Militar, Polícia Ambiental e Bombeiros, foram dificultadas pelo mau tempo e suspensas na terça-feira. Um mateiro localizou os destroços às 8h10 de quinta-feira, a cerca de 3,5 km da Rodovia Rio-Santos, em uma região de mata fechada a 200 metros acima do nível do mar. As equipes de resgate enfrentaram dificuldades para acessar o local, e o Instituto de Criminalística chegou horas depois devido a outro chamado em Ubatuba. A área foi isolada para investigação, e as causas da queda permanecem sob apuração.
O acidente reforça preocupações com a segurança aérea na região, que já registrou tragédias semelhantes, como a queda de um helicóptero em 2001, que matou a modelo Fernanda Vogel e o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro.
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