Surpresa diplomática: militares dos EUA observam exercícios de guerra Rússia-Bielorrússia em Belarus

TimeCras
Roberto Farias
0


Em um movimento inesperado que surpreendeu analistas internacionais, oficiais militares dos Estados Unidos fizeram uma visita não anunciada à Bielorrússia nesta segunda-feira (15) para acompanhar os exercícios militares conjuntos “Zapad-2025”, realizados em parceria com a Rússia. A presença americana foi revelada pelo próprio Ministério da Defesa bielorrusso, que destacou o gesto como um sinal de abertura e cooperação internacional.


Os exercícios “Zapad-2025” — que ocorrem em campos de treinamento na Rússia e na Bielorrússia — envolvem simulações de defesa territorial, uso de armamento avançado e até treinamentos com mísseis hipersônicos de capacidade nuclear. A manobra acontece em meio a tensões crescentes com a OTAN, especialmente após a Polônia derrubar drones russos que invadiram seu espaço aéreo dias antes.


Durante a visita, os militares americanos foram recebidos pelo ministro da Defesa bielorrusso, Viktor Khrenin, que afirmou: “Mostraremos o que for do seu interesse. O que vocês quiserem. Podem ir lá e ver, conversar com as pessoas”. Representantes de outros 23 países também estão presentes, incluindo membros da OTAN como Turquia e Hungria.


A presença dos EUA em Belarus marca mais um passo na reaproximação diplomática entre Washington e Minsk. Na semana anterior, o representante de Donald Trump, John Coale, esteve em Minsk para negociações com o presidente Alexander Lukashenko. Como resultado, Belarus libertou 52 prisioneiros políticos e recebeu alívio de sanções econômicas, incluindo autorização para a companhia aérea estatal Belavia adquirir peças de aeronaves Boeing.


Postar um comentário

0 Comentários

Não deixe de comentar !!!!!!

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade Confira
Ok, Go it!