
Na manhã de 9 de março de 2010, um tornado de segunda escala atingiu uma área rural próxima à Cidade Ocidental (GO), no bairro Jardim ABC, deixando moradores e trabalhadores em pânico. Com ventos de 180 km/h, o fenômeno causou destruição e assustou os oito operários que estavam no local.
O tornado chegou ao condomínio Espaço Residencial Alphaville entre 9h e 9h30, atingindo dois carros estacionados, destelhando um barraco e arremessando longe uma caixa d’água e postes de iluminação. O mestre de obras José Carlos Neres, de 44 anos, relatou o momento de terror:
“Apareceu uma nuvem negra e um vento bem diferente, estranho, que nunca vi antes, com um barulho assustador. Pegou fogo na rede elétrica e a energia caiu. Quando foi chegando mais perto e levantando tudo, corri para dentro da obra. Se tivesse ficado aqui, tinha me sugado.”
O tornado durou cerca de 20 minutos, deixando um rastro de destruição. Os operários que estavam na obra viram carros tombados com os pneus para cima, postes derrubados e telhas espalhadas pelo chão. Um dos veículos danificados, um Gol, pertencia ao mestre de obras, que lamentou a perda total do carro.
O especialista em ciência florestal Ricardo Brites classificou o fenômeno como um tornado fraco, explicando que sua origem está na combinação de umidade alta, temperatura elevada e uma frente fria. Segundo ele, o local descampado favoreceu a formação do tornado, que dificilmente ocorreria em áreas urbanas devido às edificações.
Apesar do impacto, não houve feridos, e a Polícia Militar esteve no local para avaliar os danos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou que tornados são raros na região, mas podem ocorrer em condições climáticas específicas.
O evento reforçou a necessidade de monitoramento meteorológico e medidas de segurança para minimizar os impactos de fenômenos naturais extremos.
Não deixe de comentar !!!!!!