A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu um comunicado esclarecendo os detalhes sobre a saída do voo 447 da Air France do espaço aéreo brasileiro, antes de sua trágica queda no Oceano Atlântico em 31 de maio de 2009. A nota veio em resposta a informações divulgadas no dia 2 de julho pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), responsável pela investigação do acidente com o Airbus A330, que matou todas as 228 pessoas a bordo.
Segundo a FAB, às 22h33 de 30 de maio, a tripulação do voo AF 447 fez seu último contato por rádio com o controle de tráfego aéreo brasileiro, informando os horários estimados para sobrevoar os próximos pontos da rota. O órgão brasileiro comunicou ao Centro de Controle de Dacar, no Senegal, que a aeronave alcançaria a posição virtual Tasil às 23h20, momento em que a responsabilidade pelo controle do voo passaria para Dacar. O centro senegalês confirmou o recebimento da informação.
A FAB destacou que um acordo operacional entre Brasil e Senegal dispensa a comunicação formal de transferência se a aeronave ingressar no espaço aéreo de Dacar no horário previsto ou com até três minutos de atraso. Como a região depende essencialmente de comunicação por rádio para o controle de tráfego aéreo, caberia a Dacar verificar a entrada do AF 447 às 23h20 e relatar qualquer problema, como a falta de contato com a aeronave.
O esclarecimento reforça que o Brasil cumpriu os procedimentos padrão antes da transferência de controle, mas a ausência de comunicação posterior por parte de Dacar levantou questões sobre a coordenação na região. O acidente, um dos mais trágicos da aviação comercial, segue sendo investigado, com foco em falhas técnicas, condições meteorológicas e possíveis erros humanos.
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